domingo, 13 de março de 2011

Avaliação: Primeiras impressões da dupla Celta LT e Prisma LT 2012

Chevrolet Celta LT 2012
A Chevrolet realizou nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o lançamento da dupla Celta e Prisma 2012, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O mais novo colaborador do CARPLACE, o jornalista Marcus Lauria, esteve presente no evento e traz aos leitores as primeiras impressões dos dois modelos.
Chevrolet Celta LT 2012
Clique nas imagens para ver em alta resolução.
Primeiras impressões – Celta LT 2012
Pessoalmente, as mudanças foram mínimas na parte externa de ambos os modelos, dando mais atenção a parte interna, que recebeu algumas melhorias importantes. Apesar dos dois modelos compartilharem a mesma plataforma, vamos falar individualmente.
O Celta praticamente mantém o mesmo visual da primeira reestilização de 2006, mudando apenas a nova grade dianteira, que agora segue o DNA da marca no mundo, bi-partida com o gravata dourada ao centro e a proteção no estilo colméia e os faróis com máscara negra de série. Na linha 2012, todas as versões vêm com o para-choque da cor do carro e a montadora redesenhou as calotas. Visto de traseira, nota-se as novas lanternas fumê, com o mesmo formato da anterior e a introdução da gravata da Chevrolet ao centro da tampa traseira.
Chevrolet Celta LT 2012
A Chevrolet resolveu dar uma repaginada na parte interna, que segundo a própria montadora, foi baseada no pedido dos clientes, através de uma pesquisa. Por dentro o modelo ficou melhor, isso é verdade, mas nada de muito capricho, apenas mudanças relevantes e necessárias para dar mais fôlego as vendas do modelo.
O painel de instrumentos foi modificado e exibe as core de fundo “Ice Blue”, usado em outros veículos da marca. O tecido dos bancos receberam uma atenção especial e ficaram mais harmoniosos e foi aplicado tecido nas portas, que também foram modificadas.
O que mais chama a atenção no interior é o novo volante, que ficou mais “esportivo”, com um aplique prateado, imitando aço escovado ao centro, para a versão LT, o mesmo aplique foi instalado nas entradas de ar do painel. Os comandos da ventilação, localizado no console central ficou parecido com os do Agile, mais simples e fáceis de visualizar e são redondos. Logo acima ficam os comandos das travas elétricas, no caso da utilização desse acessório no carro, do desembaçador traseiro e botão para ligar o ar-condicionado e do farol auxiliar de neblina.
No caso do Celta, o painel e as portas utilizam o plástico preto em todo o seu interior. Outra novidade promovida pela marca foi o aumento do número do porta-objetos instalados no interior do carro.
Chevrolet Celta LT 2012
Test-Drive
Num test-drive de uma hora, em percurso realizado entre as cidades de Porto Alegre e Osório, foi possível ter uma contato melhor com o carro, que segundo a Chevrolet, recebeu melhorias na suspensão, modificação que não foi notada durante o percurso. Entretanto o carro mantém a excelente dirigibilidade herdada do antigo Corsa, porém com o velho problema do banco duro e da posição de dirigir baixa. O motor 1.0 VHCE manteve o carro sempre esperto nas arrancadas e ultrapassagens, deixando o motorista bem à vontade na estrada.
Chevrolet Celta LT 2012
Primeiras impressões – Prisma LT 2012
As modificações aplicadas no Prisma foram pensadas para que o modelo seja uma opção para quem quer subir de categoria, citando como exemplo um cliente que tem um Classic e quer comprar um carro mais espaçoso e “moderno”. Para isso, foi utilizada a conhecida estratégia dos apliques cromados espalhados pela carroceria, como é possível observar na nova grade, que segue a mesma linha do Celta, porém com os contornos centrais cromados, e uma barra cromada na tampa do porta-malas, que segue a linha das setas da lanterna traseira, mesmo recurso usado pelo Vectra.
Chevrolet Celta LT 2012
Novas calotas fazem parte do pacote de entrada do modelo, que imitam as rodas de liga-leve. Por dentro o interior recebeu um acabamento no tom cinza claro, dando uma sensação de mais requinte interno, mas é só sensação mesmo. Além de novos tecidos, que podem ser em um ou em dois tons, de acordo com o tipo de versão (LS ou LT), o interior também recebe aplicação de aço escovado no painel e nas portas. Assim como o Celta, o modelo ganhou novos porta-trecos, no console central e os das postas foram aumentados. A Chevrolet colocou espelho no pára-sol e luz interna no porta-malas.
Chevrolet Celta LT 2012
Ao volante, o Prisma 1.4 Econo.Flex mostrou a mesma disposição de sempre, o motor sempre cheio, deixa o motorista com a sensação de estar dirigindo um carro com motor maior. A posição de dirigir é a mesma do Celta, bem baixa, e o novo volante, diferente do anterior, é menor e deixa o modelo mais fácil de dirigir. A suspensão dura, deixa os reflexos dos buracos e valetas bem aparente para os passageiros, assim como os bancos, que apesar de estarem mais bonitos, continuam duros.
Chevrolet Celta LT 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário